fbpx
Pular para o conteúdo

06. Saiba mais sobre Vata – Indicações

Vata Indicações - Ayurveda - Espaço Arjuna - Sorocaba

06. Saiba mais sobre Vata – Indicações

Saiba mais sobre Vata – Indicações
O principal é tratar as qualidades principais de Vata que são: seco, frio e irregular.

Oleação. Vata deve receber oleação contínua (3 vezes por semana no mínimo). Isso pode ser feito recebendo Abhyanga (massagem tradicional do Ayurveda) ou em casa. O importante é que seja com óleo vegetal, de preferência de gergelim. Esse óleo deve ser aquecido. Essa simples medida é extremamente eficiente para equilibrar Vata.

Esquentar. Se manter quente é uma ótima ação para se manter em equilíbrio, especialmente as extremidades do corpo. Em casos de agravamento e muito cansaço pode ser feito um escalda pé. Outra ação simples, mas de muito valor Vata.

Alimentação nutritiva.  A alimentação deve ser quente e oleosa. Além disso deve ser um alimento de fácil digestão. Especiarias como gengibre, pimenta do reino, cardamomo e canela são boas para Vata e deixam os alimentos mais fáceis de digerir.

Descanso. É necessário saber a hora de descansar. Dormir no mínimo 7 horas por noite e dormir antes das 23h00.

Meditação. Meditação é uma técnica essencial para todos os seres humanos, mas Vata se beneficia especialmente. É importante ter um momento de recolhimento dos sentidos, acalmar a mente especialmente nas agravações mentais.

Exercícios. Devem ser moderados e com menos ênfase aeróbia. Podem ser mais de sustentação como no Yoga ou de força.

Bastis caseiros. Esse é um processo que nutre e limpa o cólon (sede de Vata) o que é extremamente benéfico e preventivo de desequilíbrios Vata. Antes dessa aplicação um terapeuta qualificado deve explicar exatamente como fazer.

Sauna úmida. Sauna úmida por 10 minutos (principalmente após a massagem) é uma ótima ação de equilíbrio.

Leite quente integral (orgânico) com especiarias (como canela e gengibre) e açúcar mascavo antes de dormir. Se houver agravações mais claras como constipação acrescentar uma colher de sopa de ghee.