fbpx
Pular para o conteúdo

09. Saiba mais sobre Pitta – Características

Pitta Características - Ayurveda - Espaço Arjuna - Sorocaba

09. Saiba mais sobre Pitta – Características

Pitta – Fogo e Água

Pitta é a inteligência que une os elementos Fogo e Água, sem que um anule o outro. O que na natureza seria incompatível no corpo humano se torna uma colaboração dos elementos. A Água não deixa o Fogo aquecer excessivamente o organismo e o Fogo seca o excesso de líquido.

A principal característica de Pitta é o calor. Este calor é utilizado para a transformação que é atributo essencial de Pitta.

Suas outras qualidades são a intensidade, irritabilidade, as cores que temos no corpo tanto interno como externo são devido a Pitta. Suas cores mais características são o amarelo, verde e azul e quando em desequilíbrio, verde. Pitta é levemente oleoso, tem cheiro forte, é móvel, claro, brilhante, penetrante.

Suas funções são a digestão, a visão, produção de calor, apetite, dar cor e brilho, brilho da mente, inteligência aguda, coragem, valor, digestão de sentimentos. Está localizado no intestino delgado onde ocorre a sua formação, fígado, sangue, olhos, visão, vesícula biliar, baço, sistema endócrino, suor e pele.

Pessoas de constituição predominante Pitta costumam ter um peso mediano e tendem a manter esse peso por longos períodos sem aumentar ou diminuir muito.

São indivíduos com um forte apetite e geralmente se sentem bem com bebidas frias ou sorvete. Intelectualmente tem uma alta capacidade para o aprendizado, compreensão e foco em um determinado assunto. São aquelas pessoas que compreendem e assimilam rapidamente um assunto.

Quando em desequilíbrio se irritam facilmente com outras pessoas, principalmente se essas não conseguem acompanhar seu rápido raciocínio. Neste estado de desiquilíbrio ficam impacientes, críticos, extremamente perfeccionista e irritados com facilidade.