fbpx
Pular para o conteúdo

02. O que é meditação ?

meditacao trabalho

02. O que é meditação ?

Meditação não poderia ser algo mais simples do que é …
Acompanhe o raciocínio…
Quando queremos uma melhor forma física, o que fazemos?
Treinamos! Desenvolvemos uma capacidade cardiovascular maior, melhoramos nossa massa muscular, trabalhamos nosso alongamento, cuidamos de nossa dieta… Certo?
Pois bem, se você quiser ser mais feliz, menos ansioso ou deprimido, se quer ter mais foco, uma mente mais tranquila e assertiva, se quer se prevenir contra Alzheimer ou outras patologias de natureza degenerativa em nível neurológico… o que pode fazer ?
Meditação!
É um treinamento, é um estado no qual nos pomos por um determinado tempo diário e que nos proporciona os benefícios acima.
Mas quem comprova esses benefícios? É algo subjetivo? Estão falando da impressão de cada um?
Não! É algo muito mais científico do que se possa pensar! É pura neurociência!
Obviamente, não temos a compreensão exata de como uma metodologia tão simples possa proporcionar tantos benefícios, mas temos a comprovação científica de que isso acontece!
A questão é que o cérebro de todas as pessoas pode ser avaliado em equipamentos de ressonância magnética e os padrões de atividade cerebral ou carga elétrica entre os hemisférios podem perfeitamente ser avaliados, de tal forma que podemos identificar quais são os padrões do cérebro de uma pessoa feliz, e podemos também identificar os padrões opostos nos cérebros de pessoas infelizes, deprimidas e profundamente ansiosas. 
Seguindo esse raciocínio, podemos realizar pesquisas no sentido de detectar práticas que “modificam” nosso cérebro na direção de torná-lo o cérebro de uma pessoa mais feliz e por consequência, nos tornar felizes e todos os estudos vem apontando uma determinada prática como a mais eficiente: A meditação !
Parece que eu tô maluco né? Falar de forma tão simples sobre uma alteração em nível cerebral… pois bem, vamos falar um pouco sobre Neuroplasticidade no próximo tópico, espero vocês por lá !
Neste link vocês podem conhecer o homem mais feliz do mundo ! 🙂