Doença de Crohn, Síndrome do Intestino Irritável, Colite Ulcerativa entre outras – Grahani Roga

Doença de Crohn, Síndrome Intestino Irritável, Colite Ulcerativa - Ayurveda

Doença de Crohn, Síndrome do Intestino Irritável,
Colite Ulcerativa entre outras – Grahani Roga

O termo Grahani (aquele que retém em Sânscrito), refere-se uma porção anatômico fisiológica de nosso trato alimentar ou digestório, sede de nosso Agni (capacidade digestiva), sendo que qualquer distúrbio em um certamente afetará ou outro.

As doenças ou síndromes que afetam estas funções e órgãos de nossa digestão recebem um nome geral de Grahani Roga (doenças de Grahani), ou seja, alterações estruturais (anatômicas) ou disfunções fisiológicas estão abrigadas sob este nome.

Dentro do guarda chuva desta doença estão diversas doenças classificadas pela medicina moderna como, autoimunes algumas incuráveis. Entre elas, a Doença de Crohn, a Colite Ulcerativa e a Síndrome do Intestino Irritável.

O Sistema Médico Ayurveda, em seus tratados oferece uma gama de abordagens terapêuticas para Grahani Roga com grande eficácia, dependendo do estágio da doença e do paciente pode conseguir a sua remissão (cura), ou um controle sobre a evolução do quadro (diminuição e controle dos sintomas), conferindo mais qualidade de vida, com o mínimo de efeitos colaterais, ou seja uma vida mais saudável e feliz.

Doença de Crohn é uma doença inflamatória autoimune do trato gastrointestinal. Ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. Independentemente da sua causa, na doença de Crohn é induzida uma reação incorreta e exagerada do organismo, através de um processo inflamatório crônico.

A causa real da doença de Crohn é desconhecida, mas acredita-se que possa ser decorrente de uma desregulação do sistema imunológico, que diminuem as defesas do nosso organismo. Fatores genéticos, ambientais, microbiota intestinal, dietéticos ou infecciosos também estão envolvidos no desencadeamento da doença.– Leia mais no 1º comentário !

Os sintomas da doença de crohn incluem: dor abdominal na parte conhecida como “pé da barriga”; diarreia frequente, com fezes que podem conter sangue; cólica; febre; sangramento retal; fraqueza; perda de apetite e de peso.

A síndrome do intestino irritável é uma situação em que há inflamação das vilosidades intestinais (de causas desconhecidas), provocando sintomas como dor, inchaço abdominal, excesso de gases e períodos de prisão de ventre ou diarreia; fezes com volume pequeno, amolecidas ou líquidas, podendo conter muco, mas sem sangue. São precedidas de dor abdominal, aliviada momentaneamente após a evacuação Estes sintomas geralmente pioram devido a várias causas, que vão desde situações de estresse até à ingestão de alguns alimentos.

Dessa forma, apesar dessa síndrome não ter cura, pode ser controlada com alterações na alimentação e diminuição dos níveis de estresse, ou pelo uso de remédios para diminuir a inflamação e aliviar os sintomas.

A SII prejudica o funcionamento das atividades normais do organismo, aumentando a sensibilidade dos nervos intestinais, limitando o movimento do intestino ou até mesmo alterando a forma como todas essas funções são controladas pelo cérebro; o intestino  torna-se completamente sensível a diversos estímulos, essa hipersensibilidade pode se agravar com a ingestão de determinados alimentos

colite ulcerativa é um tipo de doença inflamatória intestinal, autoimune, que atinge a camada interna que reveste o cólon e o reto. A inflamação afeta a capacidade de absorção, causando dor abdominal, diarreia, muco e até sangue nas fezes, além de aumentar os riscos para câncer de cólon, a longo prazo.

Apesar causa exata ser desconhecida, distúrbios do sistema imunológico é uma possibilidade; a dieta e o estresse podem agravar o problema, mas não causar a colite ulcerativa.

(Pelo Vaidya Francisco Paquet)

Espaço Arjuna Centro de Cultura Indiana
Difundindo a Cultura Védica com respeito, ética e seriedade.

Nossos registros junto a Yoga Alliance® :
Formação de Professores de Yoga
RYS300 – Saiba+,

Programa de Educação Continuada YACEP® – Saiba+
Professor Responsável: Fábio Almagro E-RYT500® – Saiba+

Cursos:
Formação de Professores de Yoga – Certificação Internacional Yoga Alliance RYS300 – Saiba+
Formação de Terapeuta em Ayurveda – Parceria Yoga Brahma Vidyalaya – Dr. Rugue – Saiba+

Tratamentos do Ayurveda:
Shamana – Ayurveda – Pacificação dos Doshas – Desintoxicação em Casa – Saiba+