19. Ayurveda – Tratamentos – Pinda Sweda
O Pinda Sweda é uma massagem feita com trouxinhas quentes de arroz previamente preparado com ervas tonificantes, nutritivas e leite.
Por ser um tratamento altamente nutritivo e relaxante, é indicada para:
Todas as doenças de Vata, elimina as obstruções, estimula a circulação sanguínea, remove dejetos do corpo, aumenta Pitta, fortalece a digestão e aumenta Ojas*.
É uma forma de Swedana (calor) e torna o corpo flexível, remove a rigidez e o edema das articulações.
Tonifica o corpo deixando-o forte, vigoroso e bem desenvolvido e nutre a pele promovendo brilho e beleza.
É muito rejuvenescedor, melhorando o funcionamento dos sentidos.
As pequenas trouxinhas de arroz são aplicadas quentes sobre todo o corpo após uma massagem com óleo.
A técnica beneficia o alívio de várias desarmonias como: reumatismo, osteoartrite, gota, contraturas musculares, paralisias, sistema nervoso e outras que tem a Pinda como indicação.
Indicações:
– Doenças do sistema nervoso
– Sequelas de AVC (derrame)
– Trabalha tonificando a musculatura
– doenças degenerativas como distrofia muscular progressiva
– Dificuldade de movimentação e confusão nos sentidos.
Contra indicações:
– Excesso de ama (toxinas) no corpo
– Condições kapha como obesidade e letargia
– Pessoas com pele muito oleosa e acneica.
Previne o sono excessivo por promover um sono mais profundo, insônia, hipertensão arterial, diabetes, problemas de pele e rugas.
* substância sutil que produz a sensação de felicidade, contentamento e prazer em nosso corpo, pode ser representada pela serotonina na medicina ocidental.