19. Ayurveda – Tratamentos – Pinda Sweda

Pinda Sweda - Ayurveda - Sorocaba - SP

19. Ayurveda – Tratamentos – Pinda Sweda

O Pinda Sweda é uma massagem feita com trouxinhas quentes de arroz previamente preparado com ervas tonificantes, nutritivas e leite.

Por ser um tratamento altamente nutritivo e relaxante, é indicada para:

Todas as doenças de Vata, elimina as obstruções, estimula a circulação sanguínea, remove dejetos do corpo, aumenta Pitta, fortalece a digestão e aumenta Ojas*.

É uma forma de Swedana (calor) e torna o corpo flexível, remove a rigidez e o edema das articulações.

Tonifica o corpo deixando-o forte, vigoroso e bem desenvolvido e nutre a pele promovendo brilho e beleza.

É muito rejuvenescedor, melhorando o funcionamento dos sentidos.

As pequenas trouxinhas de arroz são aplicadas quentes sobre todo o corpo após uma massagem com óleo.

A técnica beneficia o alívio de várias desarmonias como: reumatismo, osteoartrite, gota, contraturas musculares, paralisias, sistema nervoso  e outras que tem a Pinda como indicação.

Indicações:

– Doenças do sistema nervoso

– Sequelas de AVC (derrame)

– Trabalha tonificando a musculatura

– doenças degenerativas como distrofia muscular progressiva

– Dificuldade de movimentação e confusão nos sentidos.

Contra indicações:

– Excesso de ama (toxinas) no corpo

– Condições kapha como obesidade e letargia

– Pessoas com pele muito oleosa e acneica.

Previne o sono excessivo por promover um sono mais profundo, insônia, hipertensão arterial, diabetes, problemas de pele e rugas.

* substância sutil que produz a sensação de felicidade, contentamento e prazer em nosso corpo, pode ser representada pela serotonina na medicina ocidental.